images (1).jpeg
images (2).jpeg

Parque de Vila Velha

Sob a administração de concessionária Soul Vila Velha, o local teve melhorias na infraestrutura e novos atrativos.

Para visitar o parque é obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante todo o tempo de permanência no local.

*Atendimento normal de quarta a segunda-feira das 9h às 15h, podendo permanecer no local até às 17h. Terça-feira é fechado para manutenção.

Criado em 1953, o Parque Vila Velha é o primeiro Parque Estadual do Paraná, com mais de 38 km² de biodiversidade protegida. Foi criado para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os arenitos, furnas e a Lagoa Dourada.

Considerado o principal atrativo Natural de ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais atrações: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes poços de desabamento com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque as suas águas ficam com uma coloração dourada quando reflete a luz do Sol.

Já foram encontradas no parque muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto. 

Além dos passeios tradicionais nas furnas, lagoa dourada e arenitos, o Parque possui outros atrativos especiais:

- Trilha da Fortaleza:

O ponto de partida é o final dos Arenitos. Ao longo do percurso de 16km, é visitado a ponta da Fortaleza, formação rochosa contínua com 7km de extensão, e atravessado a pé o Rio Quebra Perna até a cachoeira para um refrescante descanso e um pic nic inesquecível. O destino final? As exuberantes Furnas do parque. Durante toda a trilha, que pode levar até oito horas para ser vencida, há paradas estratégicas para descanso, hidratação e informações sobre o parque. Das Furnas ao Centro de Visitantes, no final da tarde, o traslado é feito pelo ônibus para que o visitante possa apreciar outras belezas do parque. O ingresso para esse passeio é especial e exclusivo para essa atração.

- Caminhada Noturna: 

Esse passeio é realizado em noites de Lua Cheia e Lua Nova com as datas já pré-definidas.  Na Lua Nova é possível observar detalhes das estrelas, constelações e dos seres mais delicados e em maior número. Já na Lua Cheia, que banha os Arenitos com tons azulados, proporcionando uma caminhada inesquecível por sua trilha, o visitante consegue ver em detalhes a superfície lunar com suas grandes crateras. A Caminhada Noturna é um passeio realizado a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras e sábados de Lua Nova ou Lua Cheia. Por ser uma atração especial, o passeio precisa ser agendado com antecedência até a terça-feira que antecede o passeio. O ingresso para esse passeio é especial e exclusivo para essa atração.

- Cicloturismo:

Para quem quer conhecer nossos atrativos naturais e passear por todo o parque sem pegar o ônibus, pode usar a sua própria bicicleta. Temos um passeio exclusivo de CicloTurismo, com um percurso de 21km. Partindo do Centro de Visitantes em cima da “magrela”, o visitante segue rumo à Lagoa Dourada, depois visita as Furnas e finaliza o trajeto nos Arenitos. Em cada atrativo, o cicloturista encontra um bike parking adequado para poder curtir cada lugar no seu tempo. Todo o circuito é sinalizado para que o visitante possa aproveitar ao máximo o passeio.

Este passeio é autoguiado, tem valor de ingresso diferenciado (além do ingresso ao parque) e os interessados precisam trazer suas próprias bicicletas.

- Balão Estacionário:

Para observar os Arenitos e as paisagens dos Campos Gerais do alto. É realizado um voo cativo no balão estacionário para apreciar as belezas naturais do parque sob um novo ponto de vista. Cada voo dura, em média, 10 minutos a uma altura próxima de um edifício de cinco andares (15m), que varia de acordo com as condições dos ventos. Do alto, é possível observar toda a natureza de um ângulo único e exclusivo.
Esse passeio está disponível aos sábados, domingos e feriados e só é realizado com condições climáticas favoráveis.

- Arvorismo:

Com 120 metros de extensão, o circuito de Arvorismo conduz você por meio das copas de árvores, proporcionando um contato único com a natureza. Instalado num bosque com Araucárias, com até oito metros de altura, o circuito é composto por 10 atividades diferentes, entre escadas, pontes pênsil, cordas e outros obstáculos. São, em média, 30 minutos de muita adrenalina e contato direto com a natureza.

- Tirolesa:

A Tirolesa leva você de uma extremidade a outra da Furna 2, numa extensão de 200 metros de liberdade. Abra os braços, olhe para baixo e solte-se! Sinta o ar puro no rosto e aquele friozinho gostoso na barriga.

Para uma visitação tranquila, sugerimos que chegue cedo no Parque (principalmente em feriados) para garantir os ingressos ou compre os ingressos online no site www.parquevilavelha.com.br. Lembrando sempre que a capacidade de carga é de 800 pessoas por dia. Pode ser que você pegue fila para fazer o check-in e para os atrativos, mas lembre-se paciência, empatia e respeito são fundamentais, até porque, um dos objetivos da visitação nas Unidades de Conservação é a promoção do bem estar dos visitantes, evitando aborrecimentos e desconfortos.

MANTENHA-SE SEMPRE NAS TRILHAS INDICADAS.

 

Utilize um calçado confortável, próprio para caminhadas, leve água, protetor solar, repelente e um aparelho fotográfico. Lembre-se também de levar todo o resíduo produzido contigo na hora de ir embora, zelando por nossa Unidade de Conservação e garantindo a manutenção do ambiente para futuras visitações. Ah, e quando for embora do Parque leve apenas as lembranças e as fotografias que você tirou.

Estrutura:
Há estacionamento, recepção, bilheteria, restaurante, café, banheiros, lojas de presentes, ônibus, conexão wi-fi em vários pontos, câmeras de monitoramento e uma completa sinalização para aproveitar com conforto, segurança e muito conhecimento o seu passeio.

Acesso:

O acesso se dá pela rodovia BR 376 (Ponta Grossa - Curitiba), Km 28 a partir de Ponta Grossa, saída pela Av. Visconde de Mauá ( Oficinas) ou Av. Visconde de Taunay (Ronda).

Transporte coletivo para o Parque Vila Velha no Terminal de Oficinas pela LINHA VILA VELHA. Para acesso ao Terminal de Oficinas pode-se pegar a Linha T. Central/ Oficinas no Terminal Central.

As atrações do parque poderão estar indisponíveis ou ter seus horários e frequência alterados em razão de condições naturais, caso fortuito ou força maior que possam colocar em risco os usuários ou impeçam sua utilização, bem como para manutenção necessária para preservação do parque ou da segurança dos visitantes.


**Consulte o site antes da sua visitação: sempre que possível, a indisponibilidade do atrativo/equipamento e a previsão para o retorno de seu uso serão informados com antecedência pelo site e demais canais de comunicação disponibilizados pela empresa. No caso de indisponibilidade superveniente à compra de ingresso para uso da atração, será garantido o reembolso do valor pago nos termos da política de cancelamento

*Para fazer TODOS os passeios é aconselhável chegar no período da manhã.

Contato: 

(42) 3122-4488

Facebook: www.facebook.com/parquevilavelha

www.parquevilavelha.com.br