sesc-estacao-saudade-ponta-grossa-1024x6

Estação Roxo de Rodrigues (São Paulo - Rio Grande)

 

Construída entre 1899 e 1900 esta edificação sólida, elegante e expressiva com características arquitetônicas neo-clássicas e art-nouveau, tinha como função ser, além de um posto de entre cargas, passagem do trem internacional (Itararé–Uruguay). Na época destacou-se por sua localização e seu porte, e foi considerada uma estação de primeira classe.
         Com o crescimento da ferrovia no Paraná, o prédio da Estação Paraná não atendia mais ao constante crescimento e movimento de passageiros e cargas, por isso foi construída e inaugurada em 1900 a Estação São Paulo-Rio Grande. Ela foi ampliada em 1908 e suas características originais permanecem preservadas até hoje.
          
O prédio foi tombado em 1990 como Patrimônio Cultural do Paraná e atualmente há uma unidade do SESC ESTAÇÃO SAUDADE no local.

            A unidade preparou diversas oficinas - e todas GRATUITAS. Tem oficina de jazz, dança criativa, marcadores criativos, ateliê de artes, dança contemporânea, desenho de moda, dança-teatro, rascunhos poéticos, entre outras. Ah... e tem muita contação de histórias, biblioteca, atividades para a terceira idade, loja de souvenirs, museu e visita guiada, para você ver de perto como ficou lindo esse importante imóvel da história de Ponta Grossa, além do Café Escola Senac que oferece ótimos produtos.
           

Localização: Rua Fernandes Pinheiro,77 - Centro.
Horário de Visitação: Terça a Sexta das 9h às 21h. Sábado e domingo das 10h às 18h. Café Escola Senac: terça a sexta das 11h30 às 20hs e sábado e domingos das 11hs às 16h30.
Telefone: (42) 3220.6150

 

Localização: Situa-se em frente à Rua Fernandes Pinheiro e Praça João Pessoa, s/nº - ao lado do Terminal Central
 

E-mail: mariaemaciel@yahoo.com.br