top of page
cultura005.png

Estação Paraná - Casa da Memória

Este edifício de estilo eclético, foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas.

            Em 1906, depois da construção do terceiro prédio, a estação passou a abrigar a parte administrativa de rede até a década de 70, quando começaram a ser retirados os trilhos da área central da cidade.

            A importância desse edifício que foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990 está ligado à sua beleza arquitetônica e também por inaugurar na região o transporte ferroviário. Com a retirada dos trilhos do centro da cidade, a estação foi desativada e em 1995 foi inaugurada no local a Casa da Memória de Ponta Grossa.

            Este espaço é destinado a exposições e a preservação do acervo histórico-documental de Ponta Grossa e região, abriga a maior parte do acervo antigo do município, como jornais do início do século XX, documentos, biografias, pesquisas sobre casas e prédios de valor histórico e fotos. Também funciona no local, um núcleo de pesquisa sobre a história local e da região dos Campos Gerais.

 

Localização: Rua Benjamim Constant, 318 - ao lado da Estação Arte, no Parque Ambiental Manoel Ribas.
Horário de Visitação: segunda a sexta-feira das 9hs às 17hs.
Entrada: Gratuita
Telefone: (0**42) 3220-1000 - ramal 2096
E-mail: casadamemoria_pg@hotmail.com

bottom of page